28/07/2020

Opinaia Lab: O impacto do Covid-19 na América Latina

Na edição de julho do OPINAIA LAB, o ciclo mensal de webinars dedicados à divulgação de nossos principais estudos, apresentamos os resultados da pesquisa regional “O impacto do Covid-19 na opinião pública na América Latina”. O objetivo da investigação foi comparar as diferentes realidades da América Latina em relação ao coronavírus e seu impacto político, […]

Na edição de julho do OPINAIA LAB, o ciclo mensal de webinars dedicados à divulgação de nossos principais estudos, apresentamos os resultados da pesquisa regional “O impacto do Covid-19 na opinião pública na América Latina”.

O objetivo da investigação foi comparar as diferentes realidades da América Latina em relação ao coronavírus e seu impacto político, econômico e social, com base a diferentes pesquisas on-line na Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai.

Sinteticamente, três resultados da pesquisa podem ser revisados. O imaginário sobre a pandemia, em primeiro lugar, está fortemente associado aos indicadores de saúde. Em outras palavras, os países com um número maior de mortes estão mais preocupados e com medo do vírus. Da mesma forma, onde o sistema de saúde é mais sólido, há um nível maior de preparação para atender e resolver casos de covid-19.

Depois, existe um consenso geral sobre o impacto negativo da pandemia na economia pessoal e familiar. Em todos os países, as avaliações da economia atual são mais negativas do que positivas. “Roupas e calçados” e “eletrodomésticos e eletrônicos” são os itens mais afetados na realocação de despesas, de acordo com a opinião dos consultados.

Finalmente, a opinião pública avalia os governos de acordo com o impacto do vírus na saúde, e não tanto pelo tipo de quarentena implementada. Os governos do Uruguai, México e Argentina são classificados satisfatoriamente pelo que têm feito em relação à pandemia, enquanto nos casos do Chile e do Brasil as avaliações são mais críticas. As políticas de isolamento, nesse contexto, mostram níveis significativos de adesão nos diferentes países, acima de 60%.

Convidamos você a assistir ao webinar e a tirar suas próprias conclusões dos dados. Muito obrigado!

Guido Moscoso

Guido Moscoso

Gerente de Opinião Pública de Opinaia

Mail

Mais postagens

Miniatura

08/06/2020

Corona Office ¿Como é trabalhar em tempos de pandemia?

Na segunda edição do Opinaia Lab, apresentamos os resultados do nosso estud... Seguir leyendo

Para não perder nossas pesquisas futuras, siga-nos em nossas redes: