27/05/2020

Opinaia Lab: ¿Como estão as PMEs hoje?

Na primeira edição do OPINAIA LAB, um ciclo de webinars dedicados à disseminação de nossos principais estudos, decidimos apresentar e relançar o termômetro PME. Originado no final de 2016 em conjunto com o Ministério de Produção nacional, o Termômetro é um painel de opinião on-line entre proprietários e gerentes de micro, pequenas e médias empresas […]

Na primeira edição do OPINAIA LAB, um ciclo de webinars dedicados à disseminação de nossos principais estudos, decidimos apresentar e relançar o termômetro PME. Originado no final de 2016 em conjunto com o Ministério de Produção nacional, o Termômetro é um painel de opinião on-line entre proprietários e gerentes de micro, pequenas e médias empresas em nosso país. O objetivo da pesquisa é gerar um diagnóstico evolutivo da situação geral das PMEs, investigando avaliações, necessidades e expectativas ao longo do tempo.

A pergunta que nos fizemos desta vez foi: como estão as PMEs hoje neste contexto de pandemia e isolamento? A primeira parte do ano apresenta um cenário desfavorável para pequenas e médias empresas: o coronavírus e a quarentena se ressentiram fortemente de uma economia que já havia sido atingida. Com nuances, são registrados valores marcadamente negativos nos principais indicadores do Termômetro: avaliação da situação econômica das empresas, variação e expectativa no volume de vendas, planejamento de investimentos e condições gerais do país.

Como afirma um dos participantes da pesquisa: “Falta de atividade significa que o trabalho foi reduzido. A inflação dos últimos 12 meses e o atraso dos pagamentos des-financiaram minha empresa. A quarentena está nos levando a estar no vermelho”. Convidamos você a assistir ao webinar em que são contados os principais resultados da última edição do termômetro PME. Obrigado!

 

Guido Moscoso

Guido Moscoso

Gerente de Opinião Pública de Opinaia

Mail

Mais postagens

Miniatura

08/03/2020

Percepções e disparidades estruturais de gênero

O Dia Internacional da Mulher comemora a luta das mulheres por sua participa... Seguir leyendo

Para não perder nossas pesquisas futuras, siga-nos em nossas redes: